sábado, 19 de outubro de 2013

Navegando nas Palavras

Com o intuito de incentivar a leitura, despertando a curiosidade e interesse dos alunos elaborei um plano e executei em sala de aula e alcancei o propósito descrito acima. A aula foi um sucesso! e por isso venho compartilhar com vocês no relato a seguir, para demonstrar uma maneira de explorar a leitura de uma forma lúdica e com excelente rendimento de aprendizagem, aplicada na turma de 1º ano do Ensino Fundamental de Tia Fátima, na Escola Municipal Arnaldo Bezerra da cidade de Parelhas - RN, no dia 19/10/2013.
Utilizamos o livro "Pirata de Palavras" da autora Jussara Braga.



Este trabalho rendeu algumas aulas, onde na primeira aula iniciamos com um jogo de pistas para que os alunos descobrissem o título do livro a ser trabalhado:
  1. Personagem representado pelo capitão gaúcho;
  2. É um ladrão dos mares;
  3. Seu nome começa com a letra P;
  4. Tem um tampão no olho.
Após a descoberta do título do livro, o mesmo foi escrito no quadro, organizando-se a junção das sílabas, assim trabalhamos o número de letras e sílabas, vogais e consoantes. Em seguida analisamos a capa do livro por completo, utilizando um cartaz, seguida de atividade escrita, observando o nome do autor, o ilustrador da capa e também a editora e por fim, o enredo da história que o livro traz, com as seguintes perguntas:
  1. Que título tem a história?
  2. Quem é o autor?
  3. Quem é o ilustrador? e qual é a editora?
  4. Quem é o personagem principal?
  5. O que ele gosta de fazer?
  6. Qual a sua intenção ao pesquisar e selecionar as palavras? e por quantos dias?
  7. Quem daqui gostaria de ser um leitor?
Dando sequência, no segundo dia trabalhamos a mesma história por meio de uma roda de leitura - Todos caracterizados com um tapa olho, em referência ao pirata para que os alunos entrassem no clima da história. Nos organizamos em uma grande roda na sala de aula, centralizando o cantinho da leitura (espaço desta sala de aula, que tem como proposta o despertar da leitura) no meio da sala, e montamos um pequeno cenário confeccionado artesanalmente (com caixas, papelão, papel color set, pincéis, e textos diversos)  com o baú surpresa, um barco com a frase "Navegando na Leitura" e vários barquinhos expondo letras aleatórias para que formassem palavras, os mesmos foram entregues aos alunos no final como lembrança da aula, objetivando assim o gosto e o prazer pela leitura. Assim as crianças dirigiram-se, uma a uma, ao baú onde trabalhamos um caça palavras diferente, em alusão à caça ao tesouro, já que no mesmo continha objetos referentes ao enredo da história: frases, palavras, rimas, rótulos. Aproveitando este espaço fizemos o momento da leitura do dia com os textos diversos e fazendo uso também de jogos educativos que estimulam a leitura. Posteriormente contemplamos uma reprodução ilustrativa de acordo com a compreensão de cada um, registrando sua visão da história.

No terceiro dia iniciamos a aula com a dinâmica da caça ao tesouro, onde tivemos um momento de interação com a turma do 2º ano da professora Vitória Régia. Primeiramente colocamos as pistas em locais diferentes, acomodamos os alunos e explicamos o jogo. Elegemos dois alunos, um de cada turma para quem encontrasse o tesouro que no caso foi o livro "Pirata de Palavras" para recontar a história aos presentes. Em seguida separamos as turmas para dar continuidade a aula com a exibição do vídeo "A aventura pirata do Bruno", disponível em http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7284  finalizando este momento com uma produção de texto coletiva, com o tema ''Se eu fosse um pirata eu seria...".

E assim finalizamos o ciclo de atividades sobre o livro Pirata de Palavras da autora Jussara Braga. Espero que este relato sirva de inspiração para muitos professores, colegas, que como eu busca elaborar atividades que explorem a leitura, produzindo um ambiente lúdico para despertar o interesse de nossos alunos.

Abaixo, mais fotos sobre a aula:















Nenhum comentário:

Postar um comentário